Larissa Litvin

27/03/2019

Para não errar mais na hora de comprar sua maquiagem

Escrito por
Larissa Litvin

Escolher maquiagem quase nunca é fácil já que existem muitas opções de produtos bacanas no mercado e a cada dia aparece um produto novo com tecnologia ultra mega potente para chamar sua atenção e confundí-la ainda mais, né?!

E aí nessa confusão toda é comum seguirmos as dicas de beauty influencers nas redes sociais ou daquela amiga que parece entender tudo de make up e na empolgação acabamos comprando itens que não necessariamente enaltecem a nossa beleza…

Como a nossa beleza é única, muitos fatores devem ser considerados na hora de comprar uma maquiagem, como tipo de pele (normal? seca? oleosa? mista?), traços do rosto, estilo pessoal e coloração pessoal. Esse último considero o mais importante: é através da coloração pessoal que você consegue saber as cores que mais te favorecem, ou seja, aquelas que minimizam imperfeições no seu rosto e deixam a pele mais “glow“!

(Se você quiser entender melhor sobre coloração pessoal ou saber quais cores ficam melhores em você, clique aqui para mais informações.)

Quando você descobrir sua cartela de cores, você conseguirá fazer uma compra muito mais assertiva! Sendo mais específica, seguem algumas dicas para os produtos que considero mais “fáceis” de errar na hora da compra e que valem a atenção aqui:

Foto: www.temptalia.com

1)BASE

Antes sofríamos por não achar uma base que “batia” com o nosso tom de pele; hoje sofremos por ter tantas opções e não saber exatamente qual é a nossa!  Para muitas não é assim?? Eu era uma negação em maquiagem (e ainda preciso aprender muito, confesso) mas posso dividir algumas coisas que aprendi sobre escolher sua base ideal:⠀

✅ A maioria das bases no mercado já são classificadas como quente (warm), fria (cold) ou neutra quente (nw) ou neutra fria (nc). É só olhar o código da base ou pedir ajuda para o vendedor/maquiador. Sabendo exatamente seu tom de pele (com análise de coloração você descobre) você diminui muito a probabilidade de errar a cor.

✅ Sempre experimente a base na região do pescoço ou maxilar e nunca nas mãos! A diferença de tom entre uma e outra é considerável e pode te induzir ao erro na escolha.

✅ Na hora que experimentar a base, espere um pouco para secar. Só assim veja qual fica mais próxima ao seu tom de pele. A base em contato com a pele depois de seca muda um pouquinho. Preste atenção nisso!

Agora com tantas opções de base você não precisa mais comprar duas e ficar misturando… apenas preste atenção na hora de escolher com esses pontos que mencionei! E depois me conta se achou a cor da base perfeita pra chamar de sua!

Foto: Jakub Gorajek

2) BATOM

Quando faço análise de coloração pessoal, eu brinco que é pelo batom que sabemos se a pessoa sabe usar as cores a seu favor! Por estar localizada bem no centro do rosto, colorir a boca usando suas melhores cores traz um efeito embelezador incrível!!! Ou também pode te deixar com uma aparência pálida, de doente… vou explicar com uma foto minha que postei no Instagram:

 

Essa vai sem filtro nenhum para vocês entenderem os efeitos das cores na nossa imagem!

Em termos técnicos, o batom vermelho alaranjado da direita me deixa com aspecto mais saudável e harmônico do que o da esquerda, conseguem perceber?⠀

Por eu ter uma pele de subtom quente e característica escura, tons rosados e muito apagados não me valorizam! O efeito seria ainda mais impactante se eu não estivesse com a base e o lápis nas cores da minha cartela! Mas não significa que eu não possa usar o batom rosa! Significa apenas que tons quentes favorecem mais para o meu tom natural de pele, cabelo e olhos! Então, é importante destacar que:

⚠️ Saber sua cartela de cores é excelente para você entender quais cores são as MELHORES para você mas não significa que você TEM QUE usar somente as da sua cartela;

⚠️ A análise de coloração pessoal é uma ferramenta que te mostra os efeitos das cores no seu rosto. Se vestir tendo consciência das cores que está usando é o maior benefício para entender (muitas vezes) o porquê daquela peça ou maquiagem X ficar boa na sua amiga e não em você;

⚠️ Se você ama preto e descobriu que não tem na sua cartela, você pode usar a cor longe do seu rosto (em calças, saias, partes debaixo no geral) ou neutralizar com:

  • 1)maquiagem nas cores da sua cartela ou
  • 2)acessórios nas cores da sua cartela próximos ao rosto, como brincos e colares⠀

OU

USÁ-LA SEM NADA PORQUE… SIM! Provavelmente ela é uma cor da sua essência! Na análise de coloração explico sobre tudo isso de forma personalizada, além de combinações e análise de make que você já tem! O mais importante é você ter consciência do que as cores podem fazer por sua imagem e moldá-la ao seu estilo pessoal!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *