Larissa Litvin

27/03/2019

Dicas para saber se uma roupa veste bem

Escrito por
Larissa Litvin

Encontrar a roupa com caimento perfeito não é nada fácil, afinal, cada corpo é único e complexo demais para caber num padrão físico. Mas algumas dicas podem te ajudar a facilitar esse processo de tentativa e erro no provador, olha só:

Foto: Sizebay

1) Atenção aos mínimos detalhes

Experimente a peça na frente de um espelho de corpo inteiro e veja se ficou como você gostaria. Observe essas questões:

  • Tem vinco ou sobra de tecido em algum lugar?!
  • As costuras estão repuxadas?! Está apertado?!
  • O recorte nos ombros do blazer está terminando exatamente no ossinho dos mesmos?!
  • A calça está pegando na virilha?!!

Se tiver sobra de tecido, prove um número menor para ver se resolve. Se as costuras estiverem repuxadas ou em algum lugar esteja pegando, um número maior talvez resolva o problema. Mas se mesmo assim ficou esquisito, melhor desconsiderar a compra. Talvez a modelagem esteja ruim ou pode ser que esse tipo de peça que provou não seja a melhor opção para você.

2) Movimente-se

Verifique se a roupa te incomoda se movimentando! Isso mesmo, se movimente: abrace você mesmo quando experimentar uma jaqueta por ex, ou sente, ande e agache-se quando provar vestidos ou partes debaixo! Se estiver provando uma calça e ela ficar apertada na barriga quando senta, verifique se um modelo com cintura mais alta já não resolve o problema. Às vezes a saia que está provando fica ótima, mas quando você anda ela sobe… isso significa que ela está pequena para o seu quadril e suas coxas. Se você comprar sem se atentar aos movimentos, pode ser uma compra perdida!

Isso serve para calçados também! Experimentar um salto alto na loja é uma coisa, mas usá-lo o dia todo (ou metade dele) já muda muito o cenário! Se você coloca um saltão e ao andar já percebe que anda com menos segurança, talvez seja melhor se questionar se aguentará ficar em cima dele por um bom tempo. Além disso tem dias que podemos estar mais inchados e se provarmos um calçado nesse dia é possível que ele saia do pé depois que seu pé voltou ao normal.

3) Na dúvida, leve 2 tamanhos para experimentar

Se a peça não vestiu bem mas você gosta do estilo dela, antes de desistir experimente um tamanho diferente! (Falei nos stories de um exemplo que aconteceu comigo e com a cliente e que acabou gerando esse post a pedidos dela rs. Se quiser ver, está nos destaques “No provador” do meu Instagram @lari.litvin).

Na verdade, quando você gosta de uma peça com uma modelagem que você tem dúvida se ficará bem ou não, já leve dois tamanhos para provar. Aliás, serei até mais rígida: se é uma peça que você AMOU e tem tudo a ver com seu estilo pessoal, pegue de qualquer jeito 2 numerações para provar! Às vezes você acha que a peça ficou ok no seu corpo, mas experimentando o segundo tamanho, você pode comparar e ter mais certeza que é o tamanho certo para você.

Por exemplo, você costuma usar tamanho P na parte de cima e experimenta uma blusa nesse tamanho. Mas a modelagem da manga é um pouco mais justa do que está acostumada a usar. Aí você experimenta o tamanho M e fica muito melhor nas mangas; você se sente mais confortável dessa forma e na cintura e comprimento ficaram com caimento tão bom quanto o P. Se você não tivesse provado o tamanho M, provavelmente teria levado o P e talvez não usaria tanto a peça por ela não ser perfeita pra você ou, teria desistido da peça por causa da manga. E seria uma peça excelente para se ter no guarda-roupa se você tivesse dado mais uma chance pra ela!

Portanto, o que quero enfatizar aqui é:

Não se apegue à numeração, em uma loja você pode ser P, na outra M e na outra G! O importante é vestir bem em você!

 

Não existe padronização no vestuário com relação à modelagem e tamanho das peças. Depende muito de cada marca e o público-alvo que ela atende. Então liberte-se dessa crença!

 

4) Corte, tipo de tecido e caimento

Às vezes o problema não está na numeração e sim no corte e tipo de tecido! Por exemplo, você está à procura de uma saia plissada: experimente diferentes tipos de saia plissada: de malha, de tecido plano, longa, midi, etc… isso ajuda a você ter mais opções e perceber que um corte específico pode ser mais favorável para você do que outros!

Repare na foto que a saia plissada em couro (preto) ou tecido mais rígido (dourado) chamam a atenção para essa região e ampliam um pouco mais a silhueta. Já tecidos mais fluidos (verde) ou com tamanho mais longo (como o de tricot prata) não armam tanto.

Fonte: Pinterest

Não significa que se você tem o quadril largo não possa usar uma saia plissada de couro. Tudo depende do seu estilo pessoal e sua intenção de imagem. Preze sempre o conforto! (E entenda que conforto é muito relativo… cada um sabe o que é confortável para si!)

Encontrar roupas que caiam bem em você não precisa ser tão difícil. Atente-se a esses pontos quando estiver provando uma peça e tenha um olhar mais crítico em frente ao espelho!

 

“A vida é curta demais para andar por aí com roupas desconfortáveis” (Anuschka Rees)

 

 

Deixe seu comentário

2 respostas para “Dicas para saber se uma roupa veste bem”

  1. Vera caioco disse:

    Gostei..foi muito útil!!

  2. Vera caioco disse:

    Valeu!! Aprendi muito !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *