Larissa Litvin

27/03/2019

Como montar o guarda-roupa ideal

Escrito por
Larissa Litvin

Recebi a mesma dúvida em momentos diferentes e resolvi fazer um post aqui para ajudar: ⠀

  • Qual a quantidade de peças ideal para eu ter no armário⁉️
  • Como eu sei quantas calças, quantos shorts, quantas blusas eu devo ter⁉️

A quantidade ideal é aquela que está de acordo com seu estilo de vida, ou seja, um guarda-roupa que preenche todas suas atividades na frequência com que acontecem! Para isso você precisa “mapear” sua rotina, seus hábitos e seu guarda-roupa atual. Veja abaixo um exercício para entender melhor o que estou falando e você conseguir entender qual a situação do seu guarda-roupa hoje.

 

SEU ESTILO DE VIDA X SEU GUARDA-ROUPA

 

  1. Como é sua rotina na semana? Você fica o dia todo com uma roupa e só troca novamente pra por o pijama e dormir ou troca varias vezes?! Em que momento isso acontece?
  2. Faça uma lista de todas as atividades que tem durante 1 mês e classifique de acordo com a ocasião. Ex: trabalho externo = 15, home office = 5, ficar em casa = 10, sair com amigos = 6, encontros noturnos = 8, academia = 10, etc… classifique de acordo com as roupas que usa! Se você usa a mesma roupa para sair com os amigos e trabalhar em casa por ex, você pode juntar as categorias em uma só.
  3. Com base na resposta anterior, você conseguirá obter o % que cada atividade representa no seu dia a a dia e assim compreender quais tipos de roupa precisa mais no seu armário. Veja o gráfico abaixo para exemplificar:

 

Agora faça o mesmo com o seu guarda-roupa (uma ideia, não precisa ser exato) e veja o quanto você tem de cada categoria. Compare os dois gráficos: que ocasiões estão mal representadas??! Onde tem excesso?! Assim você terá clareza daquilo que não precisa e do que lhe falta.

 

OUTROS PONTOS A SE CONSIDERAR:

 

  • Manutenção: quantas vezes você lava suas roupas? Você consegue usar a mesma peça + de 1x/semana ou não?!
  • Clima: onde você mora costuma ter o clima muito quente/frio o ano todo? Ajustar de acordo com necessidade
  • Proporção: quantos tops (partes de cima) você tem? E quantos bottoms (partes debaixo)?! Se tiver mais partes debaixo do que de cima rever!!!

 

Agora que dei o start pra você seguir o caminho das pedras, vai lá e faz!! Não tem resposta pronta e fácil não, tem que quebrar a cachola e por a mão na massa! Se tiver preguiça ou não souber como fazer, me chama que eu te ajudo! E já aviso ⚠️ : mexer nisso tudo renova a alma também!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *